
Sítio J4M -Criação e Comércio de Animais Silvestres
PACA (Cuniculus paca)
O termo "paca" se origina do nome tupi para o animal paka, que também significa vigilante, desperto e sempre atento (CPT).
A Paca é o segundo maior roedor conhecido. Com 50 cm de comprimento e pesando até 10 kg, alimentam-se de frutos, sementes e brotos. De hábito solitário, passa o dia na toca de onde sai ao entardecer e durante a noite. Vive em florestas, principalmente perto de rios e riachos. O comprimento pode variar entre 4 e 5 cm e a largura entre 3 e 4 cm (CERRADO CARNES).
Fábio M. Hosken, coordenador do Curso Criação Comercial de Paca, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ressalta que a paca pertence a Espécie Cuniculus paca, embora originalmente tenha sido classificada como Agouti paca por Linnaeus em 1766 (TECNOLOGIA E TREINAMENTO).
Duas espécies são encontradas: a paca-das-montanhas (Cuniculus ou Stictomys taczanowskii) vive nos Andes – especie menor e de pelo mais denso e a pacarana (Dinomys branickii), mamífero roedor da região amazônica, bem mais raro, pertence à outra família, a dos dinomiídeos – cauda mais longa e as unhas são cascos (TECNOLOGIA E TREINAMENTO).
